sábado, 12 de junho de 2010

Vocabulário

Colegas estudantes,
Quero sobretudo, e em jeito de manifesto, que com este meu exíguo texto e no que concerne ao uso de vocabulário, nos tornemos uns “adiantados” mentais!
Deixemos de ser néscios e passemos a conhecer e a utilizar diferentes palavras de significado idêntico na nossa vivência diária escolar, familiar e até pessoal. Já basta de comodismos e alguns fúteis hábitos enraizados! É preciso que nos emancipemos !
Não, não desconfiem, que não vos quero endrominar, antes pelo contrário, engrandecer é o meu propósito. Assim, por exemplo, se disser “que bom que é dar um ósculo ao meu pai depois de se escanhoar”, não sei se entendem o que pretendo transmitir, mas sejam diligentes para conseguirem perceber.
Já estou a ficar extasiada com esta minha prelecção mas também a cogitar que acham que estou a ficar doidivanas! Que pensamento ignóbil… Bem, é melhor abordar o tema de forma circunspecta para não ficar agastada com a situação e ninguém se entediar ou então enrubescer.
É necessária uma especial acuidade e um bom pecúlio vocabular para se lá chegar. Como a arte aguça o engenho, não podemos ficar para sempre estagnados e ser os podricalhos do costume.
Como já referi, não pretendo engodar ninguém mas será que o meu desejo é pura utopia?
A escola não é um folguedo mas sim sapiência. Que peróla de frase! Que sumptuosidade!
Como certamente inferiram aos poucos fui engendrando forma de pôr em práctica aquilo que alvitrava. Com a recorrente utilização de expressões e vocábulos pouco usais e menos acessíveis, pretendo enfatizar a nobre arte da escrita e mostrar que estamos aptos a novas realidades. Aplicamos novos conhecimentos porque é isso que “todos” esperam de nós, além de que, é uma meta que devemos ambicionar. Por isso, força! Vamos á luta com tenacidade e arrojo.